Vantagens do Livro Impresso e do Digital

O mercado do ebook no Brasil vem crescendo e os livros impressos se multiplicam nas prateleiras das livrarias. O que é mais rentável? Qual formato proporcionará maior alcance?  Por isso, na hora de escrever, vem aquela dúvida: livro digital ou impresso? As vantagens do ebook passam pela portabilidade, possibilidade de autopublicação, custo de produção (algo a partir de 200 reais), rapidez (cerca de 10 dias), opções de recursos tecnológicos dentro da obra, economia de espaço e garantia de publicação nas principais livrarias digitais como Amazon, Saraiva, Cultura Kobo, Ibookstore (Apple).

Apesar de tantas vantagens do ebook, o livro impresso ainda é o preferido dos brasileiros. Pesquisas mostram que o leitor gosta do contato das páginas, do cheiro, da possibilidade de sublinhar, riscar, da tradição de guardar na estante e até da alternativa de presentear alguém. Aqui, o tradicionalismo ganha na queda de braço, embora todos saibam que o papel está ficando caro demais e que as árvores clamam por mais preservação. Temos consciência do alto preço das gráficas e da demora da produção, em torno de 2 meses. No entanto, apenas 3 por cento das vendas são para os livros digitais. Nos Estados Unidos e Europa, as vendas de ebooks já chegam a 20 por cento. A tendência no nosso País seria chegar a essa porcentagem? O mercado aposta nisso.

Enquanto não ocorre essa mudança cultural, o Brasil vai apostando, simultaneamente, nos dois formatos: digital e impresso. Descubra as vantagens de cada um e opte em deixar sua marca no mundo. Faça a diferença: escreva sua obra!

 Por Cláudia Moreira, jornalista da Ponto Vital Editora

central de atendimento

contato@editorapontovital.com.br
Rua Comendador Araújo, 510, Edifício Adam Smith, Centro
Cep: 80420-000 Curitiba/ PR

DEIXE SEU
LEGADO

Publique seu livro

Materialize e se realize
Saiba mais