O autor do livro 60 Dicas para um Lar Feliz e Transformador fala de experiências pessoais que lhe renderam um aprendizado de vida.

60 Dicas para um Lar Feliz e Transformador foi o primeiro livro publicado pela Editora Ponto Vital. O autor Julio Sampaio fala de experiências pessoais que lhe renderam um aprendizado de vida. E este aprendizado é retratado na obra em formato de sugestões para melhorar o ambiente familiar. Dicas simples que podem fazer toda a diferença nos relacionamentos e na vida das pessoas.

Julio, como surgiu a ideia de dar destaque ao lar das pessoas e torná-lo um ambiente mais feliz?

Este livro tem dois objetivos principais. O primeiro é ser uma homenagem a minha esposa Angela, falecida no final de 2011, e com quem fui casado por 32 anos. Tendo tido uma infância em um lar desestruturado, ela tinha desde cedo o sonho de construir um lar feliz. Era o seu ideal e foi o que norteou nossas vidas. Superamos muitas fases, algumas crises, comuns a tantos relacionamentos. Acredito que conseguimos construir uma célula feliz com as nossas filhas, sendo também úteis para o nosso entorno. Multiplicar estas células, passou a ser o propósito da Angela, e com tempo, o meu também. O segundo objetivo é este: o de dar uma pequena contribuição para a criação de novos lares felizes e transformadores do mundo.

Como pequenas dicas do dia a dia podem melhorar o mundo?

A felicidade é o maior objetivo do ser humano. Nos seus estudos, o filósofo Mokiti Okada aprofunda bem o tema e afirma que este ideal não será construído de cima para baixo, por uma organização internacional, por exemplo, mas pela criação de lares felizes. Estes lares são construídos no dia a dia, nos pequenos detalhes, que fazem toda a diferença. Esta é aliás, uma das dicas mais importantes: estar atento aos detalhes, aos pequenos gestos de gentileza, um bom dia ou boa noite, o cuidado com o outro. Muitos lares são desfeitos por maus hábitos, descuidos se acumulam e desviam as pessoas de seus sonhos iniciais. O livro convida também o leitor a dar a sua dica, baseado na sua própria experiência. Todo mundo pode dar uma contribuição, que quem sabe, poderá fazer diferença na vida de alguém.

Qual o retorno que você vem tendo de seus leitores?

Tenho recebido relatos espontâneos de leitores, que me deixam muito emocionados. Uma jovem, por exemplo, me escreveu dizendo que já tinha desistido do seu casamento, e já falavam em separação. Lendo o livro percebeu o quanto ela mesma havia se descuidado em pequenas atitudes do dia a dia. Compartilhou a leitura com o marido e resolveram recomeçar, visando cultivar bons hábitos um com outro. São retornos como estes que compensam qualquer esforço para a criação de um livro.

É possível com um livro propagar suas ideias e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro?

Como escrevi do livro O Espírito do Dinheiro, penso que dinheiro é sempre consequência, nunca deve ser o fim em si mesmo. O dinheiro é também apenas uma das formas de retorno do que fazemos, existindo outras tão ou mais importantes, por mais valor que tenha o retorno financeiro. Como em outras atividades, sim é possível ter este retorno, mas ele é consequência.

Que mensagem você deixaria para as pessoas que queiram escrever um livro ou realizar um sonho, qualquer que seja ele?

Até pouco tempo, escrever um livro era um sonho que poucos tinham condições de realizar. Iniciativas como a da Editora Ponto Vital tornam acessível este sonho a praticamente qualquer pessoa que se determine a escrever e a disseminar suas ideias. Para isto, a tecnologia permite a utilização de outros canais, inclusive nas redes sociais. No entanto, escrever um livro, seja no papel ou por ebook é algo diferenciado, que agrega muito valor. Todos têm o que dizer e estamos aqui para fazer diferença, não é mesmo? Escrever um livro pode ser um excelente meio para isto. Para os outros sonhos, vale o mesmo princípio. Não vale a pena economizar neles. Penso que seja importante cultivá-los e fazer a nossa parte para a sua realização.

central de atendimento

contato@editorapontovital.com.br
Rua Deputado Joaquim Linhares de Lacerda, Nº 88 - Sala 801
Curitiba/PR

DEIXE SEU
LEGADO

Publique seu livro

Materialize e se realize
Saiba mais