Como publicar um livro

A Ponto Vital Editora tem como proposta publicar conteúdos que disseminem boas práticas, provoquem reflexões e contribuam para a criação de uma sociedade mais justa, baseada em princípios e valores essenciais para a existência plena do ser humano.

Faz parte de nossa missão viabilizar a publicação e distribuição de conteúdos de novos autores.

A editora é uma iniciativa de um grupo de pessoas que têm em comum o ideal de estimular a produção e disseminação destas ideias e que também compõem o conselho curador da editora.

Realize seu sonho: entenda como publicar um livro

Se não é tão difícil escrever um livro, como supõem alguns, mais simples hoje é publicá-lo. No passado, o caminho único era fazer um longo percurso pelas editoras, entregar a cada uma cópia dos originais e rezar para que o material fosse lido pelo editor, no meio de tantos outros. Seria preciso que o livro agradasse a este editor e que este percebesse na obra um grande potencial de leitura, difícil para quem já não fosse consagrado ou reconhecido notoriamente. Como as editoras são um negócio como um outro qualquer, seria preciso que a ela apostasse no livro, através de investimentos financeiros, de pessoal, logísticos e de marketing, dentro de um calendário de prioridades e recursos limitados.

Muito poucos, autores e obras, passavam por todo este processo, e mesmo para os vencedores, haveria toda uma série de restrições, prazos e regras a serem seguidos, antes, durante e após o lançamento. Afinal, seria preciso garantir aos investidores, chances do maior retorno possível, mesmo que isto não atendesse diretamente aos desejos do autor, que deveria, em qualquer circunstância, sentir-se agradecido e privilegiado diante de tantos outros.

Embora este formato ainda exista, de forma cada vez mais seletiva, há hoje, caminhos que tornam tudo mais suave para os chamados autores independentes. Editoras voltadas para este nicho, assumem como missão, realizar sonhos e buscam criar todas as facilidades para que, pessoas comuns tenham a sua obra publicada.

Não me refiro a e-books, cujas facilidades tecnológicas permitem um tipo “faça você mesmo”. O livro impresso, para a maioria dos leitores e principalmente para os autores, ainda tem uma conotação toda especial. É uma espécie de primeira divisão, onde estar presente já é um diferencial. Além disso, o lançamento do livro impresso permite ao autor vivenciar momentos inesquecíveis, como a noite de autógrafos, quando ele recebe a homenagem dos amigos e familiares, e começa a sentir o retorno por tanto esforço empreendido. Não raro, torna-se um dos momentos mais importantes e intensos da vida de alguém.

Sabendo disso, estas novas editoras atuam como verdadeiras viabilizadoras de sonhos. Uma vez contratado o serviço, a primeira leitura busca garantir uma qualidade mínima e o alinhamento com os princípios básicos da editora. Após esta etapa, há a revisão ortográfica, o registro da ficha catalográfica e do ISBN, a criação da capa, a seleção da gráfica mais adequada. Algumas auxiliam no plano financeiro, projetando cenários em que o autor possa ter um retorno de seu investimento financeiro, se possível, até lucro, algumas vezes, já no lançamento. A tecnologia permite a impressão de quantidades relativamente pequenas, viabilizando projetos já a partir de 50 exemplares. Para finalizar, as editoras podem auxiliar com orientações para a comunicação e o evento de lançamento, além da comercialização do livro, se for o caso.

Todos têm o que dizer e uma história para contar, que pode fazer diferença na vida de outras pessoas. Mais do que uma conquista pessoal, escrever um livro é deixar um legado, um filho que se coloca no mundo, que ganha vida própria e que pode chegar onde nem imaginamos. Assim, se você já escreveu ou pensa em escrever um livro, não se limite pelas antigas dificuldades de publicação. É possível, é viável, está ao seu alcance.

Julio Sampaio – autor dos livros O Espírito do Dinheiro e 60 Dicas para um Lar Feliz e transformador – Editora Ponto Vital

 

central de atendimento

41 3014-8887 contato@editorapontovital.com.br
Rua Deputado Joaquim Linhares de Lacerda, Nº 88 - Sala 801
Curitiba/PR

DEIXE SEU
LEGADO

Publique seu livro

Materialize e se realize
Saiba mais